Pages

Subscribe:

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Aprenda a jogar Cacheta (Pife Paf)



O jogo de cacheta (também popularmente chamado de 'pife paf' ou somente 'pife') é um jogo rápido e que requer raciocínio lógico e uma pitada de sorte.
Neste jogo você vai poder utilizar dois baralhos totalizando num total de 108 cartas e pode ser jogado entre 2 a 10 pessoas.

O jogo:
Uma pessoa pré-selecionada embaralha o monte e distribui 3 cartas fechadas para cada jogador, começando pela pessoa a sua direita e encerrando a distribuição em si. Ele vai repetir a distribuição mais 2 vezes até que todos os jogadores tenham em mãos um total de 9 cartas.
Após distribuir todas as cartas, o carteador ainda deverá cortar o baralho e escolher uma carta fechada do mesmo. Esta carta tem o nome de vira, e de acordo com a vira, mais um curinga extra será definido.
Se por exemplo a vira for um 9 de ouros, o curinga extra (além do joker) será o 10 de naipes vermelhos  (ouros e copas). Se a vira for um 7 de paus, o curinga será o 8 de naipes pretos (espadas e paus), e assim sucessivamente...
O papel dos curingas no jogo é substituir qualquer carta na mão.
O objetivo do jogo é você 'bater', ou seja, criar jogos com todas as cartas em sua mão.
O jogador que inicia a partida é a pessoa a direita do carteador, esta pessoa deve obrigatoriamente comprar uma carta do monte ao iniciar sua vez.
Para bater o jogo, a pessoa precisa utilizar todas as cartas de sua mão. 
Durante o jogo todo você deve permanecer com 9 ou 10 cartas na mão, portanto para bater você deve criar jogos com esta quantidade de cartas.
Os jogos possíveis em cacheta são:

Trinca com naipes diferentes: Utilize no mínimo 3 cartas do mesmo valor porém com naipes diferentes, exemplo:




Trinca com naipes iguais: Você só pode criar uma trinca utilizando uma carta de naipe similar ao que já está no jogo, se a mesma for dobrada (ou seja, se forem utilizadas 4 cartas para criar a trinca):




Sequência numérica: Crie uma sequência numérica (crescente ou decrescente) com no mínimo três cartas, todas do mesmo naipe, exemplos:


 ou

 e também:




*Os Às pode tanto iniciar, quanto terminar uma sequência, por exemplo: Às, 2, 3 ou J, Q, K, Às.


Trinca ou sequência suja: Crie uma trinca ou uma sequência, porém com o auxílio de algum curinga, por exemplo:


 ou
 
(no caso da vira ter sido o 9 de naipe vermelho [ouros ou copas], por exemplo)

*Só é permitido um curinga por jogo;
*Não é permitido criar trincas com curingas;
*Você pode utilizar o curinga extra como carta comum obtendo seu valor real, se preferir.
Por exemplo, digamos que o curinga será os 5 de naipes pretos (espadas e paus) e você tem a sequência: 3,4 de espadas e o 5 de espadas na mão também... Portanto neste caso, você pode encaixar o 5 de espadas na sequência como sendo realmente o 5, e não como curinga.

Dinâmica:
Ao comprar uma carta e ficar com 10 cartas na mão, o jogador deve descartar alguma carta que não deseje no lixo, para encerrar a sua vez.
Os outros jogadores poderão comprar a carta que se encontra no topo do lixo, contanto que não tenham comprado cartas no monte em sua vez, ou seja, você tem duas opções para comprar: Ou compra do monte ou do lixo.

Se você perceber que vai bater e que necessita apenas comprar uma carta para isto (do lixo ou do monte), você avisa os outros jogadores que você está 'por uma', e nisso, você pode 'furar a fila', quando sentir necessidade.
Furar a fila é comprar uma carta do lixo ou do monte que irá te ajudar a bater. Isto acontece quando a pessoa já tem todos os jogos na mão e necessita de apenas uma carta para completá-lo, assim, ele compra uma carta fora de sua vez e bate o jogo.
Porém, caso a carta que esta pessoa compre não a ajude a bater (não se encaixa em suas trincas ou em suas sequências) este jogador ficará 'queimado', e não poderá furar a fila novamente durante a rodada.

Se você ficar com 10 cartas na mão e perceber que todas as 10 formaram jogos válidos (sequência ou trinca) você pode bater com as 10 cartas e não jogar nenhuma no lixo.

Todos os jogadores iniciam a partida com 10 pontos cada. O jogador que bater com 9 cartas (ou seja, que descartar a sua ultima carta no lixo) arranca de todos os outros jogadores 1 ponto, se a pessoa bater com 10 cartas (não joga nenhuma carta no lixo ao final) arranca de seus oponentes 2 pontos.
Quem chegar a zero pontos sai do jogo, e os outros continuam.
No final, quem sobrar no jogo (não zerar os pontos), vence.

É uma convenção cada jogador iniciar com 10 pontos, mas se desejar escolher a quantidade de pontos iniciais de cada jogador (5 pontos, por exemplo) não há problemas, contanto que todos iniciem com a mesma quantidade.




9 comentários:

Sérgio Américo Boggio disse...

Excelente explicação, parabéns!!!

Unknown disse...

KA2 é um jogo ou Não??

Unknown disse...

10 valete e dama e jogo de pif?

RR Cópias disse...

Sim

Unknown disse...

Qual é o maior Ford 4 ou Ford A

Unknown disse...

Pode furar fila

Unknown disse...

Também quero saber

Unknown disse...

Pôde fazer jogo com dois coringas e uma carta diferente

Unknown disse...

Sim se for da mesma naipe

Postar um comentário