Pages

Subscribe:

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Como se joga Paciência

O jogo de paciência (também chamado de 'solitária') é um jogo de cartas onde utiliza-se um baralho com 52 cartas excluindo os coringas (jokers), e é para ser jogado individualmente.

O objetivo do jogo é criar 4 pilhas de cartas em ordem decrescente indo do rei (K) até o Às, um de cada naipe, alternando as cores da carta entre os naipes vermelhos (copas e ouros) e pretos (paus e espadas), desta forma:



(Uma pilha do rei até o 6.)

E um exemplo de como deve-se completar o jogo:


Se você for jogar paciência pelo computador, muito provavelmente o jogo já virá montado e embaralhado, portanto basta você decifrá-lo, porém se está jogando com os baralhos manuais, irei explicar aqui como montar o jogo de paciência:

1) embaralhe as cartas no monte;
2) Abra uma carta do topo do monte na mesa, e crie mais 6 colunas com mais 6 cartas, só que desta vez todas fechadas:



3) agora abra mais uma carta do monte e coloque-a na segunda coluna, depois pegue mais 5 cartas fechadas e as coloque nas outras 5 colunas restantes:



4) feito isso, abra mais uma carta no monte e a posicione na terceira coluna, e complete as outras 4 colunas com mais 4 cartas fechadas:



5) repita o processo até que seja colocada a última carta aberta na última coluna:


6) Acima das 4 últimas colunas, reserve um espaço vazio para o que chamamos de 'pilha base':


7) o total de cartas na mesa neste momento são de 28 cartas, as outras 24 cartas restantes ficarão separadas num monte fechado acima da primeira coluna:

E é assim que se monta um jogo de paciência.

Jogando:
Existem dois modo de jogo no paciência: o primeiro modo é utilizar apenas uma carta do baralho por vez para auxiliar nas pilhagens das cartas na mesa, o outro modo é utilizando três cartas abertas do baralho por jogada para auxiliarem na pilhagem, veja a diferença entre estes modos:

Modo com uma carta do baralho por vez:
Pegue a carta do topo do baralho e vire-a na mesa, por exemplo:


Perceba que a carta sorteada no baralho foi justamente um 7 preto, que pode seguir a sequência com algum 8 vermelho, Veja que na mesa possuímos um 8 vermelho (primeira coluna), sendo assim, é possível movimentar o 7 preto para a primeira coluna e iniciar uma nova sequência:


Agora para continuarmos a sequência, devemos encontrar um 6 vermelho.
Mas não é só isso, se atente em todas as cartas das colunas, não apenas nas que já formam sequências. Veja que na segunda coluna temos um 4 preto, então devemos encontrar um 3 vermelho pra ele, pro valete preto na terceira coluna falta um 10 vermelho, pro 10 preto na quarta coluna um 9 vermelho, e assim em todas as outras colunas restantes...
Além de você poder adicionar mais cartas nas pilhas através das cartas do baralho, você tem a possibilidade de movimentar as cartas que já estão nas colunas também.
Veja que na última coluna temos um 5 preto, e na quinta coluna um 4 vermelho. Podemos movimentar o 4 vermelho para a última coluna, veja:

Fazendo isso podemos revelar a carta fechada da quinta coluna (ela pode nos ajudar em alguma sequência):

Note que a carta revelada é um 6 vermelho, portanto, podemos movimentar mais esta carta para a primeira coluna, afim de posicioná-la no 7 vermelho:

Revela-se a próxima carta:

E se você for perceber, temos como movimentar a pilha da última coluna com o 5 preto para a primeira coluna para darmos continuidade a sequência:

E podemos abrir a carta fechada da última coluna também:

Outra coisa que eu gostaria de comentar aqui é que nas pilha base (acima das últimas 4 colunas) você deve posicionar primeiramente os Ases que forem abertos, desta forma:

(Não necessariamente nesta ordem de naipes)

Assim quando por exemplo, já posicionado um Às de copas na pilha base, ao ser aberto um 2 de copas, ele poderá ser colocado na pilha base, acima do Às de seu naipe.
Isso é importante pois ajuda na movimentação das cartas e nos trás mais possibilidades de abrimos as cartas fechadas que estão sendo cobertas por alguma carta que pode ser movimentada para a pilha base.
Tendo o 2 de copas na pilha base, o 3 de copas poderá ser colocado na mesma, sucedido pelo 4 de copas e assim por diante...
Quer ver um exemplo desta eficácia? 

Agora que não temos mais opções de movimentações nas pilhas de montagem, vamos abrir a próxima carta do baralho:

 
Veja que foi sorteado um Às de espadas pelo baralho. Coloque-o na pilha base:

Uma vez tendo o Às na pilha base, mais opções teremos para movimentações, na maioria das vezes.
Veja que agora podemos colocar o 2 de espadas na quinta coluna, posicionado na pilha base acima do Às de seu naipe referente:

Fazendo este tipo de movimentação, podemos revelar a próxima carta fechada na quinta coluna:

Foi revelado um 9 preto, então podemos trazer a pilha da primeira coluna para se unir a esta carta:

A primeira coluna está vazia, sendo assim, é possível iniciar uma nova sequência nesta coluna posicionando um rei na mesma.
Digamos que depois de abrir algumas cartas do baralho, encontramos um rei:


Colocando-o na primeira coluna:

Lembre-se sempre: Apenas o rei (K) pode iniciar uma nova sequência, sendo colocado em alguma coluna vazia!

Pois bem, estas são as opções de movimentações num jogo de paciência, portanto o jogo vai seguindo desta forma até se formar as 4 pilhas completas com todas as cartas do baralho.

Modo com três cartas do baralho de uma vez:
Este modo de jogo pode ser considerado um pouco mais 'complexo' para algumas pessoas, veja porquê:
Ao invés de sortear do baralho apenas uma carta fechada, você irá sortear três cartas de uma vez, por exemplo:

Note que fora sorteado um 3 vermelho que se encaixaria perfeitamente no 4 preto da segunda coluna, porém, poderemos apenas utilizar o 3 vermelho se as cartas acima do mesmo (o 7 e o 5 pretos) forem utilizadas em alguma pilha.
Como nenhuma das duas cartas não poderão ser movimentadas para alguma pilha da mesa, não poderemos utilizar o 3 vermelho por ora, portanto, devemos sortear mais 3 cartas fechadas no baralho:


Veja que a carta do topo é o 3 vermelho e podemos colocá-lo no 4 preto da segunda coluna:

Agora caso precisássemos daquele 6 vermelho, poderíamos utilizá-lo, pois a carta do topo que estava cobrindo-o já foi adicionada na mesa.

E assim o jogue segue também, lembrando que você deve se decidir se deseja jogar no modo com 3 cartas do baralho ou com uma apenas, você não pode mudar o modo do jogo durante a jogatina.

Por fim, veja novamente como fica o esquema do jogo de paciência:


Se ainda restaram dúvidas de como jogar paciência, veja um vídeo que eu gravei jogando o mesmo:



Por fim, o jogo de paciência é um jogo que treina realmente sua paciência, mas sobretudo seu raciocínio lógico, porém fique ciente de que nem sempre é possível completar o jogo, às vezes por alguma razão seu jogo ficará travado e você deverá reiniciá-lo, portanto... Paciência. ^^



1 comentários:

Unknown disse...

Obrigado May! Bem explicado e com as imagens fica muito mais fácil entender!

Postar um comentário