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segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Jogando Buraco (Canastra)



O jogo de Buraco (também conhecido como 'canastra') possui diversas modalidades para ser jogado: Buraco Aberto, Buraco Fechado e Buraco STBL, mas todas seguem o mesmo critério de vitória e conceito de jogo, apenas com algumas regras diferenciadas. Irei explicar nesta postagem como se joga na modalidade buraco aberto, mas ao final desta postagem irei salientar quais são as diferenças entre cada modalidade deste jogo.

O jogo de buraco joga-se com os dois baralhos (108 cartas ao todo, incluindo os cu
ringas) entre duas pessoas, ou duas duplas (4 pessoas).

Distribuição: 

Cada jogador receberá 11 cartas cada que devem ser distribuídas pelo jogador carteador escolhido, sendo que as cartas devem ser distribuídas todas fechadas, uma para cada jogador no sentindo horário até que todos tenham recebido 11 cartas.
O jogador sentado à direita do carteador deve separar mais dois montes fechados, cada um com mais 11 cartas. Estes montes tem o nome de 'morto'.
Cada morto pertence a um jogador (se está se jogando entre duas pessoas) ou cada um para cada dupla (no caso de um jogo entre 4 pessoas).
O objetivo do jogo é batê-lo, ou seja, não ter mais cartas na mão.
Quando algum jogador não tiver mais cartas na mão ele deve pegar o morto (mais 11 cartas), e só aí depois de ter acabado com as cartas do morto também, é que o jogador termina o jogo, a famosa 'batida.'
O objetivo do jogo (além de bater) é conseguir o máximo de pontos possíveis ao final da batida, e estes pontos irão depender dos jogos que os jogadores farão com suas cartas.
*O jogador à direita da pessoa que distribuiu o morto irá começar a rodada, e o jogo terá sequência sempre à direita deste jogador, ou seja, no sentindo horário, logo, o carteador será o último a jogar.

Jogos:

O objetivo do jogo é formar o maior número possível de sequências numéricas de mesmo naipe entre suas cartas (chamadas de jogos).
Estes jogos (sequências) ficarão expostos na mesa abertos, ou seja, todos os outros jogadores terão acesso ao que você está fazendo.
Quanto mais sequências forem formadas na mesa (quanto mais jogos tiver 'baixado' na mesa) mais pontos você terá.
Lembrando que: Os jogos formados devem estar obrigatoriamente numa sequência numérica válida (crescente ou descrente) e todas as cartas devem ter o mesmo naipe.
*A dama (Q) no buraco é sucessora do valete (J) e antecessora do rei (K) ou seja, é uma sequência válida o seguinte: J, Q, K e não Q, J, K.
*O Às (A) pode tanto anteceder o 2, quanto suceder o rei (K), ou seja, o Às pode tanto iniciar uma sequência como pode também terminá-la.
Exemplo de jogo no buraco (sequência de 10 à Às de copas):



Para baixar um novo jogo na mesa (iniciar uma nova sequência) o mesmo deve ter no mínimo três cartas, menos que isso a sequência não poderá ser posta na mesa.

Ou seja, você tem por exemplo na mão: 4 e 5 de ouros. Este é um possível jogo, mas você ainda não poderá colocá-lo na mesa, até que o 6 de ouros ou o 3 de ouros apareçam pra você. Só então quando já tiver no minimo três cartas para iniciar o jogo, é que você poderá baixá-lo na mesa.
A partir do momento que o jogo foi baixado na mesa, para completá-lo você não precisará esperar mais três cartas para continuar a sequência, quando o jogo já estiver na mesa, você poderá ir completando-o com quantas cartas quiser, desde que seja uma sequência válida de mesmo naipe.

O curinga (joker) pode substituir qualquer carta que você precise, por exemplo, você tem a seguinte sequência na mesa:


4, 5, 6, 7 ()

E tem nas mãos o 9 e o 10 , mas não possui o 8 de espadas.
Caso você tiver um curinga nas mãos, você poderá utilizá-lo como o 8 de espadas para continuar a sequência:

4, 5, 6, 7, Joker, 9, 10 ()


Caso o 8 de espadas apareça para você, é possível substituí-lo pelo curinga colocando-o no lugar de outra carta que você ainda não tenha na sequência, por exemplo o valete ♠:


4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, Joker, Dama.


Lembrando que quando uma carta é colocada na mesa, ela nunca deverá voltar ao baralho, ela irá permanecer até o final na sequência, por tanto, se o curinga for utilizado ele irá sempre estar no lugar de alguma carta faltante, e mesmo se a última carta faltante aparecer, ela não deverá ser baixada neste jogo, pois o curinga irá permanecer no seu lugar até o fim.


O número 2 no buraco também serve como curinga, ou seja, ele pode substituir qualquer carta no jogo, exemplo:


6, 2, 8, 9.

No caso acima, a carta 2 está substituindo a carta de valor ''7''.

*Cada jogo deverá ter no máximo um curinga apenas (tanto o joker quanto o 2);

*O 2 não poderá ser utilizado quando uma outra carta de valor 2 esteja posicionada como o próprio 2, por exemplo:

2, 3, 4, 2, 6 (Não é permitido o ''2'' servir de curinga quando o jogo já tiver uma carta ''2'' posicionada).



Canastras:

Quando um jogo chegar a ter no mínimo 7 cartas, ele terá o nome de Canastra.
As canastras valem determinados pontos e tem características diferentes, veja:

Canastra limpa: É um jogo (sequência) de no mínimo 7 cartas que não possui curingas.


Canastra suja: É um jogo (sequência) de no mínimo 7 cartas que possui a presença de curinga.

No caso da canastra se sujar com o curinga (joker) não há jeito de deixá-la limpa, mas no caso do curinga 2, a canastra suja pode em algum momento do jogo se tornar limpa se o 2 for do mesmo naipe do restante das outras cartas na sequência. Quando este 2 se posicionar como 2 (sucedendo o Às) ou iniciando a sequência, a canastra ficará limpa. Exemplo:

4, 5, 2, 7, 8, 9 

Canastra suja.

Ao ganhar a carta 3 de copas e a carta faltante que o curinga está substituindo (no caso do exemplo esta carta é o 6), a canastra poderá ficar limpa:


2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 

Canastra limpa.

No caso do 2 (curinga) ser de naipe diferente do restante das outras cartas na canastra, esta nunca poderá se tornar limpa, assim como se estivesse utilizando o joker.


Canastra de 500: É um jogo (sequência) que vai do Às até o rei (ou do rei até o Às) sem curingas:

Às, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, J, Q, K 

Canastra real: É um jogo (sequência) que inicia no Às e termina no Às (sem curingas):

Às, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, J, Q, K, Às 

Como se joga?


Pois bem, agora que sabe qual é o objetivo do jogo, saiba como as rodadas se sucedem:

Como dito, cada jogador recebe 11 cartas e cada um tem o direito de receber um morto (no caso de 4 jogadores, um morto para cada dupla).
O primeiro jogador a começar deve iniciar sua vez comprando uma carta do monte. A partir disto ele pode conferir as cartas que tem na mão ( e a carta que comprou no monte) e verificar se possui alguma sequência para ser baixada na mesa.
Se ele tiver no mínimo as três cartas na sequência para baixar seu jogo, ele poderá fazê-lo em sua vez se desejar, e caso não, ele deve encerrar a sua jogada descartando uma carta de suas mãos, colocando-a no lixo (que normalmente fica ao lado do monte). Só após descartar uma carta que sua vez terminará e será sucedida pelo jogador à sua direita.
O próximo jogador agora iniciará a sua vez com duas escolhas: Ou comprar uma carta do monte, ou a carta do lixo. Ao tomar a sua escolha, ele poderá baixar seus jogos na mesa (caso tiver) e também deverá encerrar sua vez descartando uma de suas cartas.
E assim se sucede o jogo até o final: Inicia-se a vez comprando do lixo ou do monte, e termina a mesma jogando uma carta para o lixo.
Quando algum jogador não tiver mais cartas na mão, isto indica que ele bateu.
Na primeira etapa do jogo existem dois tipos de batidas:

Batida direta: Quando o jogador utiliza a sua última carta da mão em algum jogo da mesa ou na mão, formando um novo jogo a ser baixado.

Ao bater direto, o jogador deverá receber o morto e poderá utilizar suas cartas (se possível) nessa mesma rodada, encerrando sua jogada descartando alguma carta do morto.

Batida indireta: Quando a última carta do jogador vai para a lixeira e não para a mesa.

Quando se bate indireto, o jogador recebe o morto, mas só poderá utilizá-lo quando sua vez chegar novamente. 

Se um jogador receber o morto e após algumas rodadas também não tiver mais cartas na mão, aí ele dará a batida final e o jogo se encerrará. Após isso serão contabilizados os jogos e feitos dos jogadores ou duplas durante a partida, vence aquele que tiver mais pontos.


Algumas considerações:

*Os jogadores em dupla podem continuar a sequência de seu parceiro, e seus jogos baixados na mesa contam pontos para seu parceiro também (e vice-versa).
*Cada jogador poderá baixar quantos jogos quiser, desde que sigam as regras: 1) uma sequência numérica válida de mesmo naipe; 2) para iniciar uma sequência ter no mínimo 3 cartas válidas; 3) baixar estes jogos apenas em sua vez.
*O jogador em sua vez além de comprar e descartar uma carta, pode completar seus jogos na mesa com alguma carta da mão ou da compra, ou baixar novos jogos, ou fazer ambas as coisas na mesma vez;
*Não é permitido 'unir' jogos já baixados na mesa, mesmo se forem de naipes iguais.
*Ao descartar uma carta, a vez do jogador irá se encerrar e este não poderá fazer mais nada em seus jogos.
*Todas as cartas do lixo devem estar visíveis. Caso o jogador decida comprar alguma carta do lixo, ele deverá comprar todas as outras que estão lá, mesmo se o lixo tiver por exemplo 10 cartas, todas elas irão para a mão do jogador caso ele decida comprar a lixeira.
*Se todas as cartas do monte acabarem antes da batida final, algum morto será utilizado para substituir as cartas do monte, e a dupla ou a pessoa que não conseguiu pegar seu morto será penalizada.
Às vezes pode acontecer de o monte acabar duas vezes, e os dois mortos serem utilizados, portanto as duas pessoas (ou as duas duplas) serão penalizadas.

Contagem de pontos:

Vence a pessoa ou a dupla que conseguiu o maior número de pontos baseado no seguinte:

Pontos por feitos e jogos:

Cada canastra limpa vale 200 pontos;
Cada canastra suja vale 100 pontos;
Cada canastra de 500 vale 500 pontos.
Cada canastra real vale 1.000 pontos;
A batida final vale 100 pontos;
Não pegar o morto vale -100 pontos;

Pontos por cartas:

Cada carta nos jogos baixados na mesa vale o seguinte:

Curinga (Joker) = 50 pontos;

Às (A) = 15 pontos;
2 (curinga) = 10 pontos;
Cartas de 8 à Rei (K) = 10 pontos;
Cartas do 3 ao 7 = 5 pontos.

Cada carta na mão do jogador vale o inverso, ou seja, serão descontados pontos de acordo com:


Curinga (Joker) = -50 pontos;

Às (A) = -15 pontos;
2 (curinga) = -10 pontos;
Cartas de 8 à Rei (K) = -10 pontos;
Cartas do 3 ao 7 = -5 pontos.

Ou seja, as cartas na mesa somam pontos, e as cartas na mão do jogador descontam pontos.

Modalidades do buraco:
Como disse no início desta postagem existem três tipos de modalidades conhecidas do jogo de buraco, são elas:

Buraco aberto: Lixo visível, sem justificada para compra do lixo, não vale batida final com canastra suja, não é permitido trinca (lavadeira).

Buraco fechado: O lixo não é visível, apenas a carta do topo fica visível na lixeira, ao comprar o lixo o jogador deve inserir a carta que está no topo da lixeira em algum jogo baixado na mesa ou deverá iniciar um novo jogo com a mesma (compra justificada), a batida final pode ser feita com canastra suja e é permitido trincas (lavadeira), onde pode-se criar sequências com cartas de mesmo valor independente do naipe, por exemplo, uma trinca de quatro: 



*Pode-se utilizar curingas para as trincas

Buraco fechado STBL: Que significa justamente: Sem trinca e batida limpa.
O nome diz tudo: Não é permitido trincas, tampouco bater com canastra suja, porém o lixo também não é visível (assim como no buraco fechado) e exige a compra justificada. 



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