Pages

Subscribe:

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Dane-se (É um jogo, ok?)


O que é?
Dane-se é um jogo de vazas bem variante do jogo de espadas (ler tutorial indicado para entender melhor o jogo), porém é jogado de uma forma mais simplificada e rápida.

Distribuição:
O jogo pode ser jogado entre 2 à 4 jogadores utilizando 1 baralho completo (sem os curingas) e dependendo do número de jogadores pode-se utilizar mais de um baralho.
Defina o carteador previamente, este deve distribuir as cartas para todos os jogadores em sentido horário, ou seja, iniciando a distribuição para a pessoa a sua direita e encerrando a distribuição para si.
Na primeira rodada o carteador deve distribuir apenas uma carta para cada jogador.
O carteador então deve revelar a carta do topo do monte, o naipe desta carta será o naipe do trufo.

Iniciando o jogo:
Quando o jogo se inicia cada jogador deverá dizer quantas vazas ele acha que pode vencer, ou pode declarar que não irá vencer nenhuma vaza.
Se na primeira rodada cada jogador possui apenas uma carta, é óbvio que neste momento os jogadores apenas podem declarar que irão ganhar uma vez ou nenhuma.
O jogador a direita do carteador deve jogar a carta na mesa e os jogadores seguintes devem seguir o naipe da carta jogada, ou no caso de não tiverem o naipe para seguir eles devem jogar uma carta de qualquer naipe (perdendo a vaza instantaneamente) ou jogar a carta do naipe de trunfo.
Ganha a vaza quem jogar a carta de maior valor (sendo o Ás a carta mais alta e o 2 a mais fraca) ou quem jogar a carta trunfo.
Se mais de um trunfo forem jogados na mesa, ganha aquele que jogar o maior trunfo.
Vamos a um exemplo:
Primeira rodada cada jogador recebe uma carta: Jogador A ganhou um 8 de ouros, jogador B um 5 de ouros, jogador C um Ás de espadas e jogador D um 2 de paus.
Digamos que o naipe do trunfo seja o naipe de ouros. (Então todas as cartas com este naipe passam a serem trunfos).
Os jogadores A e B declaram que podem ganhar a vaza, o jogador C (por estar com o Ás) também declara que vencerá, e o jogador D por conta de sua carta diz que não ganhará.
O jogo se inicia com o jogador C que joga seu Ás e acha que vai ganhar, o jogador D joga sua carta, o jogador A coloca seu 8 de ouros na mesa, e o jogador B o seu 5 de ouros.
Perceba que o jogador C tinha tudo para vencer (além de iniciar a vaza, ainda tinha jogado um Ás) porém os jogadores A e B tinham as cartas com naipe de trunfo e venceram a vaza, porém, o jogador A quem ganhará definitivamente por ter o trunfo maior (o 8), enquanto o outro jogador possuía o 5.
As declarações eram:

Jogar A deveria vencer
Jogador B deveria vencer
Jogador C deveria vencer
Jogador D deveria perder

Os jogadores C e B não conseguiram cumprir a declaração pois perderam a vaza, portanto estes perdem 10 pontos, como o jogador A cumpriu a declaração ele ganhará 10 pontos, assim como o jogador D que havia declarado que perderia, ganha 10 pontos também.
O placar então até o presente momento se encontra desta forma:

Jogador A -> 10 pontos
Jogador B -> - 10 pontos
Jogador C -> - 10 pontos
Jogador D -> 10 pontos

Encerra-se então a primeira rodada e dá início a segunda.
Na segunda rodada todas as cartas utilizadas na rodada anterior voltam pro baralho, este deve ser novamente embaralhado e o carteador agora deverá distribuir 2 cartas para cada jogador.
A quantidade de cartas a serem distribuídas para os jogadores é equivalente ao número da rodada que estão jogando, então se por exemplo estão na quinta rodada, 5 cartas serão entregues para cada jogador, bem como se estiverem na oitava rodada, 8 cartas deverão ser entregues para cada um, e assim sucessivamente e sempre lembrando de revelarem a carta do topo do monte para o naipe do trunfo ser definido.
Serão 13 rodadas no total, sendo que na última não haverão trunfos (pois todas as cartas serão distribuídas para os 4 jogadores, 13 para cada um).

O jogo segue igual em todas as rodadas, sendo que primeiramente ao verem suas cartas, os jogadores deverão declarar quantas vazas acham que podem vencer ou não.
Quando a rodada termina são verificadas a quantidade de vazas que cada jogador prometeu fazer ou não fazer, por isto é recomendável anotar.
Estamos na segunda rodada, supondo que o jogador A declara que vencerá as 2 vazas, o jogador B diz que pode vencer uma vaza, o jogador C diz que pode vencer uma, e o jogador D declara que não fará nenhuma vaza (isso significa que se ele ganhar alguma vaza ele já descumprirá a declaração).
 São jogadas as cartas na mesa e o jogador A de fato vence as duas vazas e os outros jogadores perdem todas as vazas.
Então como o jogador A cumpriu a declaração, ele ganha 10 pontos por ter cumprido sua declaração mais um ponto para cada vaza ganha, ou seja, 10 pontos + 2 vazas ganhas = 12 pontos.
Os jogadores B e C não cumpriram a declaração (que haviam dito ganhar uma vaza, e não ganharam nenhuma) e perdem 10 pontos pelo descumprimento da declaração.
No caso do jogador D, por ter dito que não venceria duas vazas ele ganha 10 pontos pelo cumprimento da declaração.

A pontuação atualmente está em:

Jogador A -> 22 pontos
Jogador B -> -20 pontos
Jogador C -> - 20 pontos
Jogador D -> 20 pontos

Pontuação:
Para cada declaração de ganhar vazas, ao ser cumprida são dados 10 pontos para o declarante que o fez e para cada vaza ganha dentro da declaração ainda será adicionado 1 ponto para cada uma.
Caso o jogador descumpra a declaração de ganhar vazas (por exemplo, declarar que ganharia 6 vazas e ganhou apenas 3), pelo descumprimento da declaração serão retirados 10 pontos deste jogador.
Porém, caso o jogador declare que pode vencer 7 vazas por exemplo (na nona rodada) e por algum motivo vencer 8, isto significa que ele não ganhou o número de vazas que havia declarado que ganharia, portanto isto se caracteriza também como descumprimento da declaração e então este perderá 10 pontos, porém ganhará 1 ponto para cada vaza ganha, ou seja, neste caso, 8 pontos.

Ao declarar que não vencerá nenhuma vaza, o jogador deverá perder todas as vezes sem exceções, caso consiga perder todas as vazas da rodada, este ganhará 10 pontos por ter cumprido a declaração, mas caso ganhe pelo menos uma vaza, a declaração irá ser descumprida e o jogador perderá 10 pontos.

Regras:
1) Todos os jogadores deverão jogar suas respectivas cartas na mesa, uma a cada vaza, portanto não será permitido que sejam seguradas cartas durante o jogo;

2) Os jogadores devem jogar a carta com o naipe inicial para seguir, por exemplo: Foi jogado um 6 de paus na mesa, isto significa que todos os outros jogadores deverão colocar uma carta com este naipe na mesa também;

3) Caso algum jogador não possua nenhuma carta do naipe para seguir, este deve jogar uma carta de naipe qualquer na mesa (perdendo automaticamente a vaza) ou cortar o jogo com algum trunfo (se possuir);

4) Como visto acima, só é permitido jogar as cartas de trunfo se não tiver mais cartas do naipe inicial para seguir, ou em outro caso, se desejar iniciar uma vaza com esta carta;

5) Quando algum jogador vencer a vaza ele deverá então iniciar uma nova (caso a rodada ainda não tenha terminado, caso a rodada tenha terminado será este jogador quem iniciará a próxima);

O vencedor:
Ganha o jogo a pessoa que tiver o maior número de pontos ao final da décima terceira rodada.

0 comentários:

Postar um comentário