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sábado, 13 de fevereiro de 2016

Tutorial rápido de como jogar |Espadas|

Espadas 

O jogo de espadas (Spades) é um jogo muito tradicional e divertido que pode ser jogado entre 2 ou 4 jogadores (formando duas duplas).
Joga-se com 1 baralho e suas 52 cartas descartando os curingas.
O carteador deverá distribuir uma carta para cada jogador no sentido horário (começando pelo jogador a sua direita) e encerrando a distribuição em si.
Se está jogando entre 4 pessoas cada jogador receberá 13 cartas, no caso de estar jogando entre 2 pessoas cada um recebe 13 cartas também, mas as outras 26 cartas deverão ficar no monte que não deverá ser utilizado durante as rodadas.


Objetivo e vazas:
O objetivo do jogo é ganhar 500 pontos primeiro ou fazer com que os adversários cheguem a 200 pontos negativos.
O jogo inicia com a pessoa a direita do carteador. 
Se está jogando entre 4 pessoas, as duplas devem sentar frente à frente.
A primeira ação que todos os jogadores deverão tomar ao iniciar o jogo é definir quantas vazas ou não eles conseguirão vencer.
Uma vaza é quando todos os jogadores jogam uma carta na mesa, ou seja, para uma vaza terminar num jogo com 4 jogadores, deve-se ter na mesa 4 cartas.
Ganha a vaza a carta de maior valor entre todas as outras na mesa.
Em Espadas a ordem das cartas (crescente) é a seguinte:
2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, Valete (J), Dama (Q), Rei (K), Ás.
Ou seja, vamos supor que o jogador A inicie a vaza com um 5, o jogador B joga um 8, o jogador C joga um valete e o jogador D joga um 3.
Note que o jogador C ganha a vaza por ter jogado a carta de maior valor, ou seja, um valete.
Se estão jogando em duplas: A - C e B - D, como jogador C ganhou a vaza, a dupla A-C ganha automaticamente.
Logo, você não joga apenas por si só, mas tem que auxiliar o seu parceiro durante o jogo também.
Quando os jogadores jogarem 13 vazas, a rodada se encerra pois todas as 13 cartas da mão forem descartadas.
Pois bem, agora que sabe o que é uma vaza voltemos a explicação:
A primeira ação do jogo se dá pela rodada de apostas.
Neste jogo existem três tipos de apostas que podem ser feitas pelos jogadores:

Tipos de apostas:
a) Ganhar quantidade 'x' de vazas

Ao iniciar o jogo cada dupla deve apostar quantas vazas eles acham que tem a capacidade de fazer, ou seja, quantas vazas eles podem ganhar com garantia.
Vamos supor que o jogador A diga que pode fazer 3 vazas, o jogador B diz que faz 4, o jogador C diz que faz 2 e o jogador D diz que faz 2 também.
Então a dupla A-C deve fazer no mínimo 5 vazas para cumprir o 'contrato', e a dupla B-D deve fazer 6 vazas para o cumprimento do contrato.
O objetivo do jogo é cumprir seus contratos e também impedir que a dupla adversária possa cumprir o deles.
Se conseguir cumprir o contrato, você ou sua dupla ganharão 10 pontos para cada vaza feita dentro da aposta.
Por exemplo, a dupla A-C deveria ganhar 5 vazas, lembra? Pois então, supondo que a mesma consiga tal feito, ela ganhará 10 pontos para cada vaza ganha, ou seja, um total de 50 pontos ao final.
Caso a dupla ganhe vazas extras, ou seja, ganhe vazas a mais do que foi estipulado no contrato, levará 1 ponto para cada vaza extra.
Exemplo: Dupla A-C ganhou 8 vazas ao todo, as 5 vazas do contrato (50 pontos) + 3 vazas extras, ou seja, +3 pontos, formando um total de 53 pontos.
Mas cuidado: Nem sempre fazer vazas extras é uma vantagem, ao fazê-las você não cumpre o contrato em 100% e ganha o ''saco'' por cada vaza extra.
O saco é um ponto nulo, porém se acumular 10 pontos de saco, a dupla que o fez perderá 100 pontos.


A dupla que não conseguir cumprir o contrato será penalizada com 10 pontos pela quantidade de vazas apostas.
Vamos supor que a dupla B-D tivesse apostado fazer 7 vazas e não tenha conseguindo cumprir este contrato (ganhou no mínimo 6 vazas).
A dupla então perde 70 pontos (10 pontos para cada vaza apostada).

b) Apostar nulo

Outra aposta que pode ser feita é de não ganhar vaza nenhuma (jogar nulo) logo, seu objetivo é não ganhar nenhuma vaza se quer, porém seu parceiro pode ganhar por vocês para não correr o risco do contrato se descumprir.
Caso o contrato de jogar nulo seja cumprido com êxito a dupla ganhará 100 pontos direto.
O descumprimento deste tipo de contrato desconta 100 pontos da dupla que o fizer.

c) Nula dupla ou cega

Esta aposta segue o mesmo conceito da anterior de não ganhar vazas, porém os jogadores apostam esta jogada antes da distribuição de cartas, ou seja, antes de saberem quais cartas todos receberão, por isto esta aposta pode ser chamada de 'nula cega'.
O cumprimento deste tipo de aposta garante 200 pontos para a dupla que a fizer (o dobro de uma nula), bem como o descumprimento do contrato descontará 200 pontos do placar total da dupla.

Após a rodada de apostas e contratos se encerrar, o jogo se inicia.


Regras:
Existem algumas regras para as jogadas de cartas nas vazas, segue:
1) Quando o jogador que inicia a vaza jogar uma carta de determinado naipe, todos os outros jogadores seguintes deverão jogar uma carta também daquele naipe, exemplo:
Jogador B inicia a vaza com um 4 de copas, então todos os outros jogadores deverão também jogar uma carta deste naipe: Jogador C joga um 7 de copas, jogador D joga um rei de copas, e o jogador A joga um 2 de copas.
Veja que todos os jogadores jogaram alguma carta de copas na mesa, seguindo o naipe inicial.
Ganha a vaza quem jogou a carta com o valor maior, ou seja, neste caso, leva a vaza o jogador D que jogou o rei de copas.
Quando a pessoa ganha a vaza ela quem iniciará a próxima com alguma carta de algum naipe que deverão seguir, esta pessoa recolhe também as cartas da vaza para si e as deixa num monte na mesa.
Dica: Anote as vazas vencidas pela dupla ou pelo jogador para verificação do cumprimento de contratos.
É contra as regras do jogo segurar cartas, ou seja, ter a possibilidade de jogar a carta na vaza mas não jogá-la e ficar segurando-a. Todos os jogadores deverão jogar suas cartas para acompanhar o naipe inicial mesmo que não queiram.

2) Todas as 13 cartas que possuem o naipe de espadas serão o trunfo.
Trunfo é o conjunto de cartas mais fortes de todas, vencendo até mesmo dos ases.
Por exemplo: Jogador A joga um Ás de paus na mesa, e então o jogador B joga um 2 de espadas, o jogador C joga um 7 de paus e o jogador D um 3 de paus.
Perceba que apesar de ter um Ás na mesa, o jogador B ganha a vaza com o 2 de espadas (que a princípio seria uma carta de valor muito baixo) mas ele vence com ela apenas pelo fato dela ser do naipe de espadas.
Quando mais de uma carta de espadas é jogada na mesa, ganha a carta com o maior valor entre todas, ou seja, o Ás de espadas é a carta mais forte do jogo todo.
Mas não pense que poderá jogar as cartas trunfos quando quiser, você só pode colocar uma carta de espadas na mesa durante a vaza se você não possuir alguma carta do naipe inicial para seguir.
Por exemplo: O naipe inicial é copas e você não possui nenhuma carta de copas na mão, então nesta condição se você desejar, você pode jogar o trunfo na mesa.
Se você tiver o naipe inicial para seguir mesmo tendo algum trunfo, você não poderá jogá-lo, só quando esvaziar algum naipe.
As vazas também não podem iniciar com as cartas de espadas, a não ser que ela tenha sido jogada anteriormente em alguma rodada anterior ou se o jogador só possua em mãos cartas deste naipe.

3) Se algum jogador não possuir o naipe para seguir e nem desejar jogar algum trunfo, ele deve jogar alguma carta de outro naipe qualquer, porém a partir do momento que o jogador faz isso sua carta passa a valer zero e automaticamente não ganha a vaza.
Por exemplo, todos estão jogando com naipe de ouros e você esvaziou este naipe, então você pode jogar uma carta de qualquer naipe na mesa, mesmo jogando um Ás (que não seja o trunfo ou do naipe inicial) a carta perderá a vaza para cartas menores que seguem o naipe.


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